terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Plantas dentro de casa: é possível!

As plantas tem sido muito usadas em diversos ambientes, seja pelo seu poder decorativo, exibindo formas e cores marcantes, ou pelo seu poder de neutralizar substâncias prejudiciais presentes no ar. Ao contrário do que muitos acreditam, as plantas podem ser usadas nas mais diversas condições de luminosidade e umidade. Por isso, é possível manter plantas saudáveis e vistosas dentro de casa, onde há pouca incidência de luz.
Veja abaixo algumas espécies que selecionamos:


Zamioculca

Nome científico: Zamioculcas zamiifolia.
    
  É uma das mais populares em ambientes internos devido sua resistência. Ela fica bonita tanto em ambientes bem iluminados como em baixa luminosidade, mas é bom evitar o sol direto, pois pode queimar suas folhas. Pode ser regada uma vez por semana. O vaso é posto no chão ou sobre mesas laterais. Por exigir poucos cuidados, ela se adapta bem à rotina das casas.






Palmeira Ráfis

Nome científico: Rhapis exclesa
      
     Quando plantada em vasos, ela cresce em média pouco mais de 1 metro. O caule se assemelha ao bambu, sendo envolvido com uma fibra natural. As folhas no topo dividem-se em tiras, aumentando o volume da planta. A manutenção dela é fácil, sendo necessária rega de 1 a 2 vezes na semana e a poda das folhas mais baixas, a fim de se deixar o caule aparente. Ornamenta muito bem salas, sacadas e terraços.






Pleomele

Nome científico: Dracaena reflexa


      Também chamada de Dracena, esta planta possui folhas cumpridas e delgadas, com listras brancas ou verde-limão. Ela adapta-se a ambientes internos, mas é necessário observar se ela está perdendo as folhas ou o tom mais claro, ficando somente com uma cor verde. Estes são sinais de que a planta precisa ir para um ambiente mais iluminado, não necessariamente ao sol. Ela cresce de acordo com o tamanho do vaso.




Lírio da Paz

Nome científico: Spathiphyllum wallisi
      É uma das poucas plantas de sombra que dão flor. Precisa de solo adubado e de boa umidade. O tamanho varia de 20cm a 60cm de cumprimento, dependendo da variedade. Ultimamente tem sido muito usada em banheiros devido a sua propriedade de neutralizar odores. O uso de aromatizadores de ambiente deve ser cuidadoso a fim de não prejudicar suas folhas.




Rosa de pedra

Nome científico: Echeveria sp.
       

       É uma suculenta, grupo de plantas que armazena água nas folhas e galhos. Assim como os cactos, são plantas que necessitam de poucos cuidados e podem ser usadas sobre mesas de centro, laterais, aparadores. A rega pode ser feita 1 vez por semana, sem encharcar o substrato.





Bromélia

Nome científico: Aechmea fasciata
       Bromélia é um nome dado genericamente a plantas da família das Bromeliaceae. São muito usadas no paisagismo de interior devido seu alto valor decorativo. As inflorescências podem assumir as mais variadas cores, como amarela, alaranjada, vermelha e rosa. Necessita de boa luminosidade, mas é preciso ter cuidado, pois algumas espécies não toleram muito bem a exposição ao sol.






Solte a criatividade e projete um cantinho verde dentro de casa. Uma das idéias que eu mais gosto são os terrários, que funcionam como pequenos mundos que crescem dentro de recipientes de vidro. Inspire-se e mão na massa!
Terrário.

4 comentários :

  1. Parabéns! Seu blog está impecável. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Estou constantemente revisando e consertando alguns detalhes pra tornar a leitura mais dinâmica e interessante. Fique à vontade para comentar, dar sugestões e críticas. =) Boa noite!

      Excluir
  2. Arrasando, Alysson! Adorei os posts, vou adotar as dicas em minha rotina de doutoranda/dona de casa! Bj

    ResponderExcluir

Fique à vontade para dar sua opinião.