quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Como aproveitar o máximo dos espaços pequenos.

É cada vez maior o número de apartamentos e casas com até 90 m². Saber aproveitar cada pedaço dessas áreas é primordial para se ter um ambiente aconchegante e bem distribuído. Nesta postagem, vou sugerir algumas ideias para valorizar áreas pequenas.


Note que o espelho está posicionado de forma que a mesa
e o balcão da cozinha ficam prolongados.
Começamos com o uso dos espelhos. Embora seja um dos conceitos mais batidos quando se fala em áreas pequenas, é também o mais básico e o mais utilizado, pois ele expande a percepção do ambiente. Ele tem um efeito potencializado quando posto frente à lustres e luminárias, e também quando duplica objetos postos em sua frente, como a mesa de jantar. Sempre leve em consideração aquilo que será refletido.






O uso de poucos objetos decorativos também deixa o
ambiente mais amplo.
Outro truque é usar vidros transparentes em mesas de centro, mesas laterais, aparadores e prateleiras, porque a transparência aumenta a percepção da profundidade dos espaços. O uso de cores claras também é muito apreciado. As cores claras refletem mais a luz e aumentam a sensação de amplitude. Por isso, prefira paredes e móveis em cores claras.



Neste projeto, temos um escritório que também serve como
cama, na parte superior. As escadas viraram gavetões para
guardar objetos.

Utilize móveis planejados e crie utilidades novas a eles. Tenha criatividade para aproveitar cada cantinho do espaço que tem disponível. Visite sites especializados ou procure um profissional para projetar os móveis. As lojas que fazem mobiliário sob medida geralmente oferecem os serviços de um profissional que desenha os projetos, sem custo adicional.






Ambientes integrados por uma parede de correr.
Portas e janelas de correr? Vão muito bem! Mas atualmente se fala em paredes de correr! Integrar ambientes por meio dessa técnica é uma excelente saída para pequenos espaços. A sala pode ficar maior se integrada ao quarto de visitas. A cama pode ser substituída por um sofá-cama. Assim, quando a casa estiver cheia, abre-se a parede do quarto de hóspedes, ganhando uma segunda sala. Se alguém ficar para dormir, fecha-se a parede e abre o sofá-cama. =) Aliás, integrar ambientes, derrubar paredes desnecessárias é outra atitude muitíssimo recomendada para pequenos espaços.

As prateleiras brancas ditam a cor da
moldura do quadro.

Faça estante com prateleiras. As prateleiras são super descoladas e versáteis. Quando enjoar da decoração, você pode varias suas posições, aumentar os espaços entre elas, criar um visual assimétrico, além de poder aproveitar em outros cômodos.

Ocupe também os espaços atrás das portas. Eles podem revelar armários, prateleiras, cabideiros, sapateiras, entre várias outras coisas. Solte sua imaginação e crie uma utilidade de acordo com o cômodo onde a porta está.












Nesta pia, optou-se por esconder os objetos guardados com
uma cortina plástica de varão. É uma opção boa e barata.
Aproveite todos os espaços. Debaixo da pia da cozinha, pode-se instalar prateleiras e guardar panelas e produtos de limpeza. Se sua pia tem portas, utilize também os espaços atrás das portas, pendurando armações de ferro, daquelas que não precisa furar ou parafusar nada.












Veja também:
6 dicas para decorar uma sala gastando pouco
Aluguel ou financiamento?
Como economizar na hora de mobiliar
Como as cores se combinam?

3 comentários :

  1. Égua aquela primeira foto que mostra a cozinha foi ótima a utilização dos espelhos se eu imaginar aquela cozinha sem eles, alem de tirar a impressão de amplitude tbm tira os detalhes que o espelho duplica quando reflete os objetos do ambiente, muito boa idéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, cumpadi!! Os espelhos são básicos em pequenos ambientes. Quando bem utilizados, eles fazem verdadeiros milagres com o espaço. Mas as minhas dicas favoritas são as paredes de correr (realmente me surpreendeu essa ideia!) e os móveis multi utilidades.

      Excluir

Fique à vontade para dar sua opinião.