terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Como as cores se combinam?

Para não pecar na escolha das cores, é fundamental conhecer como elas se classificam e como interagem entre si. Isso é o que garante harmonia a um ambiente bem composto e causa a sensação de bem-estar. O tema "Cor" é extremamente extenso. Por isso, vou tentar ser o mais sucinto possível, para atingir diretamente onde interessa. A cor pode ser estudada sob dois aspectos: a cor-luz e a cor-pigmento. Aqui trataremos a cor como pigmento.




As cores se dividem em primárias, secundárias e terciárias. As cores primárias são o VERMELHO, AMARELO e AZUL. São as cores puras, originais, que não se fragmentam. As cores secundárias surgem a partir da mistura de duas cores primárias. São elas o ALARANJADO, VIOLETA e VERDE. As cores terciárias são as resultantes da mistura de uma primária com uma ou mais terciária. Para entender melhor, veja o esquema a seguir. Note que o conceito de cores quentes ou frias deriva das cores terciárias.


Cores complementares e cores análogas

Cores complementares são aquelas que estão em oposição no disco de cores. São as que mais oferecem contraste entre si. Ou ainda, são aquelas que, quando misturadas, resultam na cor cinza.
Cores análogas são, em palavras bem simples, a mesma cor, mas em tons diferentes. São as cores que se posicionam lado a lado no disco de cores,

Dito isso, vamos à prática. Quando você optar por trabalhar com cores complementares, use com bastante prudência, caso contrário o efeito poderá ser um desastre. Uma boa dica é escolher uma cor de base (que pode ser análoga, em tom pastel ou nos tons de areia) e usar o contraste das cores complementares em dimensões menores. Por exemplo, pintar as paredes de azul e pendurar quadros com molduras vermelhas e acrescentar vermelho em alguns objetos de decoração. É uma opção boa para se usar em salas e cozinhas.

Agira, se você for usar um projeto com cores análogas, cuidado para que não fique monótono. Em geral, os projetos de cores análogas trazem mais suavidade ao ambiente, deixando-o mais elegante. A delicadeza das cores frias combinam perfeitamente com quartos e banheiros. Já as cores quentes podem ser utilizadas em escritórios.

Clique aqui para saber como criar uma paleta de cores inspirada na natureza.

Leia também:
Plantas dentro de casa: é possível
13 dicas para lavar roupas

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Fique à vontade para dar sua opinião.